Gaudium

O que é a Gaudium?

Do latim, alegria.

É próprio da juventude o entusiasmo, o desejo pela dança, pela diversão, pelas amizades. Foi Deus quem criou a juventude dessa forma.

Entretanto, com a entrada do pecado no mundo, essas características tão marcantes da juventude foram deformadas e desordenadas de tal forma que afastaram os jovens de Deus e de Seu Sonho para eles. O que antes levava a juventude para Sua Verdadeira Alegria – a sede de radicalidade – agora a escraviza nela mesma gerando apatia, tristeza e depressão.

Ao observarmos uma boate, por exemplo, é isso que vemos. Nela, a dança é regida pela sensualidade, os relacionamentos afetivos viraram um jogo de conquista e egoísmo onde o que importa é o prazer que o outro me proporciona e não há como divertir-se sem um copo de bebida na mão e drogas. Ou seja, a diversão virou sinônimo de vícios.

Assim, diante desse contexto, Deus suscita a Gaudium – uma festa que proporciona ao jovem a oportunidade de dançar, de divertir-se, de celebrar as amizades e de estar em um ambiente legal. Ela leva os jovens a viverem os relacionamentos, a dança, a diversão – enfim, tudo o que o jovem busca em uma festa – segundo o projeto amoroso do Pai. O mais legal é contemplar, no final da noite, a alegria mais pura e profunda que transborda do coração de todos, a partir do nosso Carisma: viver a santidade comum pela fidelidade incondicional a Deus.

 

O que rola na Gaudium?

Rola muita música, dança, um ambiente alegre para vivermos a nossa juventude numa grande liberdade. Como o nosso Carisma é de viver a santidade no mundo, na Gaudium se toca músicas seculares e cristãs. As músicas seculares são selecionadas para que as letras e os ritmos nos levem a uma vivência sadia de nossa juventude e, juntamente com as músicas cristãs, nos levem a louvar a Deus.

Na Gaudium somos livres, pela graça de Deus, para sermos nós mesmos sem ter medo do que os outros vão achar ou pensar, por isso, nela também acontecem muitas curas.

O que mais tem na Gaudium?

Ela acontece num lugar muito legal, decorado de acordo com o tema daquela edição (cada Gaudium tem um tema específico). Tem início com um momento de espiritualidade, com muita música animada, orações e alegria, trazendo uma forte experiência com Deus. Vale lembrar que o momento de espiritualidade é presença obrigatória, pois é nesse momento que passamos o direcionamento do tema e vivemos juntos uma grande experiência com Deus.  Essa experiência, que nos leva a entrarem comunhão com Deuse com nossos irmãos, nos deixa prontos para viver bem o resto da noite com muita liberdade.

Como viver bem a Gaudium?

A grande marca da Gaudium é a liberdade que Deus nos dá. Porém, não podemos confundir liberdade com libertinagem e, para vivermos bem, é preciso assumir a castidade como combustível para a nossa vivência.

Olhando todo esse conteúdo, pode-se parecer que a Gaudium é uma diversão, um entretenimento ou uma balada. Mas, ela é muito mais que isso – é o meio que Deus nos deu para vivermos a alegria das belas coisas criadas por Ele de uma forma livre, onde quem nos impulsiona é o Espírito Santo e não as tendências humanas e mundanas.

A Gaudium não é apenas um divertimento e não deve ser encarada assim, mas é O SONHO DE DEUS PARA VOCÊ!

GOSTOU? COMPARTILHE EM SUAS REDES SOCIAIS!
Campanha do metro quadrado
Eventos Campinas Informações