Faça sua Inscrição

Santa Teresinha do Menino Jesus, Santa por inteiro

“Meu Deus, escolho tudo. Não quero ser santa pela metade!”

Esta frase, dita por Santa Teresinha do Menino Jesus, expressa bem a natureza de seus ensinamentos. Essa será uma marca de sua espiritualidade: ou tudo ou nada!

Uma grande contribuição de Santa Teresinha para a Igreja foi a inspiração da “pequena via”, um caminho ousado porque, mais do que nos atrair para Deus, vai atrair Deus até nós. Para ela, para alcançar a santidade, é necessário o desejo de ser santo, a confiança e o abandono em Deus. Não é preciso ter um conhecimento teológico, ser asceta, dominador de técnicas de oração! A força desse caminho está simplesmente no desejo, na vontade, no querer a santidade. Um desejo sincero e ardente que é capaz de atrair Deus para nós.

Santa Terezinha do Menino Jesus

Santa Terezinha do Menino Jesus

Esse desejo nasce do coração pequeno, que se reconhece frágil e dependente, como a criança que é dócil às programações e vontades de seu pai.

A pequena via é um caminho mais curto para a santidade porque nos liga diretamente a Deus. Somos atraídos a Deus pelo Seu amor e, num profundo e ardente desejo de O amarmos, atraímos Deus a nós, não apesar da nossa fraqueza, mas exatamente por causa dela.

A Regra de Vida El Shaddai-Pantokrator nos diz: Uma única coisa importa: amar a Deus, amar Jesus. Isto é tudo e, no Carisma El Shaddai-Pantokrator, tudo aí tem seu objetivo. Amar a Deus e isso basta; nada fora disso tem sentido em si mesmo. Para tanto, o amor que vivemos e objetivamos é o amor pequeno. Não foi para sermos heróis que Deus nos congregou, mas para que, na simplicidade do amor por nós sentido e vivido na fidelidade das pequenas coisas, possamos ser surpreendentes no amar”.

Santa Teresinha é a grande mestra do Carisma El Shaddai-Pantokrator porque ela ensina que qualquer pessoa pode encontrar a Deus e ser santa pelo amor. “Qualquer gesto, se feito com amor, tem valor redentor”. Ela dizia ainda que pegar um alfinete no chão, num gesto de amor, tem um grande valor de salvação, é sacrifício santificador. Assim se compreende que Santa Teresinha propõe uma santidade acessível a todos os homens porque Deus não pede gestos heróicos e notáveis, mas somente amor. Assim, tudo na vida ganha novo significado, tudo é oportunidade de amar pela fidelidade, tudo é motivo de santidade e o dia-a-dia, nas tarefas mais simples e ordinárias, passam a ser uma oportunidade de encontro com Deus.

Por fim, Santa Teresinha nos mostra que a vida de santidade exige escolhas radicais, que santidade vivida pela metade não é santidade, mas conveniência. Ela é testemunho de coragem, pois foi aquela que por natureza própria tinha todos os motivos para fazer as escolhas fáceis, mas foi forte a ponto de escolher a radicalidade, a santidade por inteiro.

Tânia K. Botelho de Andrade
Consagrada na Comunidade Católica Pantokrator

 

Tags: , , , , , , , , , , , , ,

Category: Artigos Pantokrator, Espiritualidade, Santos

Comentários (1)

Trackback URL | Comentários RSS Feed

  1. Graciele Aparecida de Souza disse:

    Gostaria de saber onde acho a mensagem de oração de Santa Terezinha….muito obrigada Deus abençõe bjs.

Deixe um comentário

Grupo de Oração online