2021: Faça metas espirituais

0
meta

Vamos para a prancheta!

Caminhamos para o final de mais um ano, que sabemos ter sido um grande período de desafios. Claro que alguns já foram e outros ainda hão de ser superados. Então prancheta na mão, pois é tempo de rever metas, sejam pessoais, profissionais, intelectuais, afetivas e, por que não, metas espirituais. Não se preocupe caso essa última nem tenha passado pela sua cabeça durante 2020, agora é a hora de inovar e construir esse novo desafio para o próximo ano, pois se você progredir espiritualmente, nada nem ninguém será obstáculo. Saiba que é muito provável que aquela meta que ficou a ser superada esteja aguardando o combustível que será gerado pela parte espiritual.

O que eu ganho com metas espirituais?

O principal ponto a ser reconhecido, antes de escrever a meta espiritual, é que somos, ou deveríamos ser,seres monolíticos no que se refere a espírito e corpo, a ponto de entender que tudo o que passamos em nossa dimensão física influencia o espírito, assim como fortalecer o espírito atinge a nossa dimensão corporal. Desfragmentar o espírito do corpo é a maior e mais perigosa fenda que pode ser aberta entre nós e Deus.

O que nos difere dos demais animais é justamente algo que está dentro de nós, nossa razão e nossa vontade. Isso nos faz seres livres capazes de amar em atos claros e que são comunicados com o nosso corpo. Ao final de cada processo, uma virtude amadurecerá, transformando o agir de dentro para fora.

Não sei o que colocar como meta. E agora?

  1. Estimule a fé com a leitura Bíblica e artigos religiosos, assista a filmes sobre a vida dos santos e anote o que mais lhe chamou a atenção.
  2. Abra sua mente para Deus no hábito de oração diária, sabendo que Ele é seu Pai e pouco se importa com a forma que você colocará as palavras. O mais importante é que Ele desejar ouvir a sua voz. Nesse sentido, São Paulo nos orienta na carta de Romanos 8, 26:

“Da mesma forma, o Espírito vem em socorro de nossa fraqueza. Pois não sabemos o que pedir nem como pedir; é o próprio Espírito que intercede em nosso favor, com gemidos inefáveis”

  1. Fortaleça sua caridade. Assim como o músculo precisa de repetição e carga para crescer, o amor também. Faça gestos de carinho, gentileza nas pequenas coisas do seu dia, começando com os mais próximos de você, e siga para águas mais profundas.
  2. Obedeça a Deus, assim como ensina João: “Quem diz que conhece a Deus, mas não cumpre os Seus mandamentos, é mentiroso e a verdade não está nele. (1Jo 2,4). Por isso, busque os sacramentos, especialmente o da confissão e o da comunhão.

Como superar o medo de fracassar?

O resultado do seu esforço será a medida do sucesso e este significa adquirir as virtudes cardeais: prudência, justiça, fortaleza e temperança. Por isso, use sua inteligência, encare sua realidade e tenha como parâmetros o conceito SMART para cada meta: Specific (Específico); Measurable (Mensurável); Attainable (Atingível); Relevant (Relevante).

Ao final de cada etapa, a ação da virtude resultará em uma evolução do nosso ser, uma vez que a virtude é totalmente boa, porque a sua finalidade é o bem, Deus, princípio e fim.

Thiago Casarini
Discípulo da Comunidade Católica Pantokrator

Deixe uma resposta

Por favor, insira seu comentário!
Por favor, insira seu nome aqui.