Anseio universal: desejo, desígnio e destino?

0
anseio

Você tem anseio por algo na sua vida? Deseja saciá-lo? Carregamos dentro do nosso ser uma sede enorme, por vezes até maior que nossa existência. Na busca de ser saciada, ela nos impulsiona para algo e nós, seres famintos, vamos em busca de nos alimentarmos de maneira errônea, e não percebemos.

Caro leitor, quantos de nós não conseguimos controlar as nossas emoções e os nossos impulsos? Agimos externamente, sem olharmos para dentro de nós, esquecemos a nossa essência e não tocamos a nossa própria alma. Não damos ouvidos ao que ela está pedindo.

Prazeres, ídolos, luxúria são empecilhos para observar essa sede e para deixá-la vir para fora, para que seja saciada. Seguimos de acordo com o que as pessoas vivem, na correria, no desalento, e deixamos de compreender o que nos passa por dentro.

Te convido a percorrer essa leitura comigo, irei te mostrar, pela graça de Deus, a busca dessa sede, que te trará os desígnios e o destino desse anseio.

Descobrindo o nosso desejo e nosso anseio

Desejo (Exterior) é o ato de querer ou possuir algo ou alguém, seja objeto ou pessoa. Porém, enquanto não conseguimos aquele objetivo, ele não é saciado. Correto? Apesar de ter atingido, o prazer momentâneo passa, e logo começamos a desejar novamente.
Isso acontece porque ele é resposta do nosso prazer, que termina em nós mesmos, no ato de usar-se ou usar coisas e pessoas, no cumprimento de satisfazer-nos.

O Anseio (Alma) significa uma vontade intensa por alguma coisa, algo profundo, em busca da felicidade. Ele está escondido dentro de você, tão minuciosamente que você quase não o percebe e o confunde.

Antes de mais nada, a busca por felicidade nada mais é do que ânsia por algo que não passa. Esse anseio não irá te satisfazer por alguns minutos ou passar quando você consegue atingir seu objetivo. Não! Ele é algo maior, está dentro de você desde a sua existência, mesmo sem você querer, mas você precisa descobri-lo, precisa deixar-se sentir, deixá-lo vir para fora com toda a sua potência e valor.

Sobretudo, seu corpo e sua alma precisam andar juntos, trilhar um caminho, uma direção, guiados por um amor Ágape que só Deus pode nos dar e direcionar. Ao contrário, você irá trilhar um caminho de desesperança, de infelicidade, parado no egoísmo de si próprio.

Como entender os desígnios desse anseio?

“Homem e mulher Deus nos criou”(Gn 2, 15-18).

Deus constitui os nossos corpos e Ele quer nos amar também diante de tudo o que nós trazemos. O pecado original veio com a desobediência de Adão e Eva, até então não havia maldade de um olhar para a nudez do outro, a partir desse fato, o pecado entrou e nós fomos transfigurados para o olhar malicioso, para ver maldade e satisfazer-nos.

Com isso, Deus colocou em nossos corações uma sede por algo bem grande, que só Ele pode saciar, que se chama o anseio para o infinito. O que grita dentro de você, grita para se encontrar com Ele e te preparar para a eternidade. Nessa grande descoberta, eu venho te dizer: Deus te criou para um banquete, e não para um fast food! Não se contente com pouco, Deus te fez para muito.

Saciar nossos anseios

Caro leitor, repare, se você está com uma fome enorme e um desejo de comer Bauru, e por algum motivo você não consegue encomendar o seu Bauru, com a sua fome aumentando, aparece alguém e te oferece um cachorro quente grátis. Você não aceitaria?  Certamente, sim!

Conforme o exemplo, eu te questiono: mas não era enorme o seu desejo pelo Bauru? Por que desistiu tão fácil e aceitou outro alimento para saciar sua fome? Não paramos para pensar que fazemos isso o tempo todo com Deus, com os nossos desejos, com o nosso anseio, apenas queremos nos saciar e nos esquecemos do valor e direcionamento certo das coisas. Nos contentamos com pouco.

Você já tinha pensado nisso? Já tinha chegado a uma conclusão, que é por causa desse anseio, que você não sacia o seu coração? E sabe por quê? Porque os nossos desejos, o seu desejo está direcionado para o caminho errado. O nosso Eros (desejo erótico) está direcionado errado. Ele precisa ser direcionado para o amor Ágape (Deus).

Trocando a rota, chegará ao seu destino!

Te convido a fazer uma reflexão sobre tudo o que tenha vivido e onde tem saciado a sua fome (anseio) por Deus. Seja como for, quais são os lugares que você tem frequentado? Onde tem saciado a sua carência? Tem procurado se satisfazer? Tem usado as outras pessoas para o seu bem último?

Se depois dessa reflexão, a sua resposta foi sim em algum desses questionamentos, chegou a hora de você mudar a rota para chegar ao seu destino.

Nesse sentido, se antes você vivia de fast-food, comece a dar valor em você agora, não aceite qualquer migalha, lembre-se de que você foi feito para um banquete.

Banquete do céu

E que banquete é esse? É o céu! Por ser o céu, nada que está nessa terra irá saciar.

Você deve estar se perguntando: mas se eu me voltar para Deus, esse anseio irá passar e não terei mais que sofrer com essas coisas? Te respondo que não, não irá passar! Ou seja, ele irá aumentar e muito! Porque quanto mais eu me aproximo de Deus, mais eu quero estar com Ele.

“Ao longo dessa jornada, devemos passar pelo fogo purificador, desapegando de todas as coisas, as quais nos apegamos e que não são Deus (ídolos) afim de podermos viver a paixão de um Eros não adulterado, vivendo livremente e completamente ao amor Eros-Ágape” (West Christopher-Enchei estes corações.)

Somos criaturas de Deus e para Ele voltaremos. Se optarmos por viver sem a presença Dele, não chegaremos a lugar nenhum, pois sem Ele, nada podemos fazer. Não tenha medo dessa espera, se encha de esperança! Se mirar certo, chegará ao destino correto. Deixe o Amor amar você.

 “Procurar-me-eis e me haveis de encontrar, porque de todo o coração me foste buscar. ” (Jr 29,13)

Tenha coragem! Finalmente, chegou a hora de entregar todo o trajeto que você tinha traçado na sua vida nas mãos Dele e deixá-lO conduzir da maneira que Ele quiser. Juntos chegarão ao destino.

Deus lhe abençoe, eu te desejo o céu.

 

Carla de Fatima Gaspar
Postulante da Comunidade Pantokrator

Deixe uma resposta

Por favor, insira seu comentário!
Por favor, insira seu nome aqui.