Como manter a esperança nos dias atuais?

0
esperança

Esperança é o ato de esperar, a confiança em conseguir o que tanto se deseja.

Mas por que é tão difícil ter um coração cheio de esperança?

Acontece que somos muito imediatistas, ansiosos e em meio a tanta inquietação e ansiedade em querer resolver as situações de nossas vidas, fazendo as coisas do nosso jeito, muitas vezes acabamos por querer controlar a situação.

Com isso, ao tomarmos o controle da situação, passamos a ocupar o lugar de Deus sendo nossos próprios deuses. Quando nos colocamos no lugar de Deus, nós nos esquecemos de que é só Ele que verdadeiramente pode governar a nossa vida.

Você já passou por isso ou sabe de alguém que tenha se colocado no lugar de Deus para resolver alguma situação em sua vida?

Você já percebeu o que acontece quando dominamos nossas próprias vidas?

Eu não quero mais controlar

Se neste momento você reconhece que tem assumido o controle da sua vida no lugar de Deus e se o seu desejo é de deixar que Deus seja o Senhor de sua vida e, ainda, se seu coração arde para viver essa esperança de realmente entregar a sua vida para Deus, sem preocupações, confiando que de fato Ele cuidará de tudo, te convido a fazer pequenos atos de esperança, como: ”Eu creio, Senhor, que o Senhor não me abandona e porque o Senhor não me abandona, sei que o Senhor fará o melhor para a minha vida, diante desta situação (apresentar a sua intenção), na qual me encontro“. ”Eu espero em Ti, Senhor“. ”Aumenta a minha confiança em Ti, Senhor“.

Como nos fala o Catecismo da Igreja Católica: “A esperança é a virtude teologal pela qual desejamos o Reino dos céus e a vida eterna como nossa felicidade, pondo toda a nossa confiança nas promessas de Cristo e apoiando-nos, não nas nossas forças, mas no socorro da graça do Espírito Santo”. (1817, CIC)

Você precisa depositar a sua esperança em Cristo, pois Ele sabe o que é melhor para você!

A esperança que vem de Deus

Quando você se dá conta do quanto tem controlado sua vida e decide não mais controlar, você descansa o seu coração Nele.

A partir daí, sendo cultivada uma vida de oração, você será capaz de acolher a vontade de Deus para a sua vida, diante do que você tanto deseja. E, em algumas situações, pode acontecer Dele realmente te pedir para esperar por um tempo para que a vontade Dele se cumpra na sua vida.

Quando Deus faz a promessa, Ele mesmo faz crescer a esperança diante do que prometeu. Mas é preciso ter o discernimento se foi Deus mesmo que te fez uma promessa ou se o desejo de ter algo é tão grande a ponto de você se enganar falando que Ele a fez, ou seja, você precisa ser bem sincero consigo mesmo. Mas saiba que se, de fato, a promessa foi feita por Deus, ela irá se cumprir, ainda que você não saiba quando e nem como.

Mas e quando não tenho clareza da promessa de Deus diante daquilo que espero?

Você deve, então, continuar buscando uma vida de oração, de verdadeira intimidade com Deus, e abrir o seu coração para acolher a vontade Dele em sua vida, independente de qual for. Pois antes de todos os seus desejos e vontades, a sua maior esperança deve ser a certeza do Céu e de que, ainda que as coisas não aconteçam de acordo com a sua vontade, tudo acontece conforme a vontade Dele para a sua salvação, pois o Ciúme que Ele tem por você é tão grande que Ele não quer te perder.

Que Deus te abençoe e que você seja cada dia mais fiel!

Deise Castro
Discípula da Comunidade Católica Pantokrator

Deixe uma resposta

Por favor, insira seu comentário!
Por favor, insira seu nome aqui.