Deus é Imenso, Todo-Poderoso, Onipotente, Onipresente, Onisciente, Criador do céu e da terra, do Universo, da humanidade e de todas as coisas… Misteriosamente, esse Deus tão Grandioso e Imensurável, faz-Se simples e acessível a nós! Ele nos ama com Amor Infinito e não se cansa de revelar Seu Amor por nós com simplicidade. Nas realidades da vida, Deus, incessantemente, busca oportunidades de encontro com Ele nas situações cotidianas e comuns. No ordinário da vida, Ele nos capacita a tocar o extraordinário.
Como reconhecer a Deus no ordinário da vida?
Só reconhecemos a presença de Deus nas coisas simples e cotidianas, quando estamos em sintonia com Ele. A vida de oração, os sacramentos, as leituras espirituais, a adoração ao Santíssimo Sacramento e o clamor ao Espírito Santo nos levam à intimidade com o Senhor e, pouco a pouco, sintonizam a nossa vida a Deus. Haverá momentos em que estaremos “fora do ar” e, para nos sintonizarmos novamente, uma boa confissão e a constância na vida de oração agirão com grande eficácia.
Cultivando um relacionamento de encontros frequentes com o Senhor, colheremos frutos de intimidade com Ele. Gradualmente, a ação do Espírito Santo na nossa alma nos tornará mais sensíveis à Sua presença e à Sua Voz. Quando menos esperarmos, Deus nos surpreenderá falando conosco através uma música secular tocando no rádio ou uma propaganda de outdoor. É o Espírito Santo que nos faz capaz de reconhecer a Deus na simplicidade da vida e encontrar-nos com Ele no mundo.
O mundo – lugar de encontro com Deus
“O Mundo é para nós espaço teologal, lugar de encontro com Deus e culto a Ele, ou seja, lugar de santidade enraizada uma oração continuada e concretizada no sacrifício do amor-fidelidade”. 1
Centrados em Cristo, somos capazes de fazer do mundo um lugar de Encontro e culto a Deus. Nossa intimidade e sensibilidade cultivadas no momento de oração pessoal nos conduzem à oração continuada, que é a graça que o Espírito nos concede de permanecermos continuamente em sintonia com o Senhor. Desta forma, podemos ouvi-lO falando conosco através de uma simples e descontraída conversa ou dos fatos que ocorrem durante o nosso dia. Deus é simples e Ele se manifesta na simplicidade da nossa vida.
Criação: reflexo de Deus
Deus Se revela, de modo especial, através da Sua criação. O ordinário do mundo reflete a face extraordinária do seu Criador. Diante da natureza, contemplamos a beleza estonteante de Deus. Como olhar para o mar e não se lembrar da imensidão do Seu Amor por nós? As águias e os leões, por exemplo, refletem Sua força e potência. Os pássaros e as flores nos mostram Sua incrível criatividade e perfeição. O céu nos transmite a Paz Divina. Quando estamos em sintonia com o Senhor, sentimo-nos profundamente amados por Ele através da criação.
A nós, simples homens e mulheres, o Criador concedeu o dom da Sua Imagem e Semelhança. Não é difícil perceber a alegria e a pureza de Deus através do sorriso de uma criança. Quando estamos reunidos, refletimos o amor perfeito que une a Santíssima Trindade. Que na simplicidade de nossas vidas, o Espírito Santo nos capacite a não apenas experimentar a Deus, mas também transmiti-lO a todos e ao mundo, sendo verdadeiros portadores da Sua Presença.
1. Regra de Vida do Carisma El Shaddai Pantokrator, Título III, Capítulo III, 10.
Adriane Luz
Consagrada da Comunidade Católica Pantokrator