Quem é o seu Amigo Secreto?

0
Amigo Secreto

É dezembro, o ano chegou ao fim e já sentimos um clima de esperança no ar, afinal que ano foi esse? Quantas lutas e batalhas travamos, quantas lições aprendemos! É momento de revisão de vida, mas também de esperanças e sonhos; é o tempo de família reunida, confraternizações e presentes e do tão esperado amigo secreto!

É comum neste período de fim de ano a troca de presentes entre amigos e familiares; a “revelação” do amigo secreto é sempre ocasião de expectativa e alegria. Por mais simples que seja o presente, o mais importante é o fato de lembrar e ser lembrado por alguém, o mais importante é saber que tem amigo.

Quero te falar sobre o meu Amigo Secreto. Não que Ele não saiba que é o meu amigo; ao contrário, Ele sempre soube, sou eu que O tenho descoberto a cada dia, que preciso conhecê-lo mais e mais. Esse meu amigo me desafia a cada dia, me convida a ir mais fundo na nossa relação, a estar perto, a encontrá-lo na intimidade do meu coração, em um lugar secreto, do qual só eu tenho acesso, só eu tenho a chave. Esse meu Amigo está sempre presente nas minhas dificuldades e participa das minhas lutas, quedas e vitórias, e quanto mais O conheço, mais descubro que Ele ainda tem muito a me revelar.

Tenho amigos com virtudes e qualidades, mas também com limites e fraquezas; são humanos, falhos e me decepcionam, por mais que aspirem às melhores intenções possíveis. Mas o meu Amigo Secreto é perfeito, fiel mesmo quando eu não sou, não me decepciona. É nEle que meu coração descansa, Ele é meu tesouro.

“Um amigo fiel é uma poderosa proteção, quem O descobriu, encontrou um tesouro.” (Eclo 6, 14)

Meu Amigo Secreto é…

Sim, vou revelar! Meu Amigo Secreto é … Jesus! Ele me escolheu para viver esse relacionamento de amizade. Em um determinado momento da minha vida, eu que já o servia como cristã perguntei: “Mestre, onde moras?” (Jo 1, 38) Ele me respondeu: “Vinde e Vede!” (Jo 1, 39) e me levou para conhecer a sua intimidade, o profundo do Seu coração.

“Já não vos chamo servos, porque o servo não sabe o que faz o seu senhor; mas chamei-vos amigos, pois vos dei a conhecer tudo quanto ouvi de meu Pai.” (Jo 15, 15).

Mas por que Amigo Secreto?

O mundo espiritual é tão real quanto a nossa vida aqui na terra, no entanto, muitas vezes imaginamos Jesus distante e indiferente a nós e a tudo o que vivemos. Eu mesma já imaginei um Deus distante, lá no céu, e eu cá na terra. Ele é tão grande e poderoso, por que se preocuparia com uma vida como a minha? Imaginar que Ele poderia ser meu amigo? Jamais, que absurdo! Logo eu, tão pecadora. Mas foi justamente assim que O descobri, num dezembro, em 2007. Quando minha vida estava vazia e sem esperança, Ele se aproximou com Seu olhar, me seduziu, me conquistou.

Você já pensou em como é ter um amigo-Deus? Viver na segurança de uma amizade que não te decepciona? Que nunca vai te abandonar? “Eis que eu estou convosco todos os dias, até o final dos tempos”, disse o Senhor (cf. Mt 28, 20). Um amigo poderoso, presente em cada circunstância da sua vida, uma amizade sincera e verdadeira, capaz de transformar seu coração, te fazer uma pessoa melhor e mais feliz?

Jesus é esse grande Amigo que compreende nossas preocupações, sofrimentos e angústias justamente porque “também é homem”. Jesus te ama incondicionalmente, te conhece somente num olhar, ouve até aquilo que você não diz. Ele que chorou diante do túmulo de Lázaro e os que estavam lá comentaram: “Vede como Ele o amava” (Jo 11, 36). Disse também aos seus discípulos que “não há amor maior que dar a vida por seus amigos” (Jo 15, 13) e deu a sua vida. Que outro amigo ama assim?

“Jesus é teu amigo. O Amigo! Com coração de carne como o teu. Com olhos de olhar amabilíssimo, que choraram por Lázaro… E, tanto como a Lázaro, te ama a ti.” [1]

Buscar essa amizade

Tenho certeza de que seu coração tem sede dessa amizade, anseia por essa intimidade. Se permita estar mais perto de Cristo, deseje estar em Sua presença, queira ser íntimo do Seu coração pela vida de oração, que é o lugar do encontro e diálogo com esse Amigo. Deixe que Ele se revele a você e verá que Ele nunca foi um Amigo Secreto, distante, mas sempre esteve presente, te esperando no mais profundo do seu interior. Seu amor nos atrai a todo tempo e o Seu Espirito nos introduz em uma nova relação.

Busque-O ardentemente até encontrá-lo, atraia o Senhor com sua oração, conquiste Seu coração com seu louvor. Queira ser introduzido na vida da graça, da qual emana todos os tesouros do coração de Cristo, e permita que essa relação pessoal configure você, transforme você em uma pessoa melhor, afinal, todo bom amigo tem esse poder e Jesus é assim, nos configura a Ele.

Que possamos juntos viver a experiência de Jó, a ponto de, como ele, dizer: “antes eu te conhecia só por ouvir falar, mas agora eu Te vejo com os meus próprios olhos” (Jó 42, 5). Agora te toco com minha fé, conheço a Tua intimidade, toco Teu coração e experimento Teu amor. Oh meu Senhor, como é bom viver junto de Ti!

Levar Jesus ao mundo!

Por fim, uma vez que esse Amigo nos é revelado, não podemos mais deixá-lo secreto; somos convidados a revelá-lo ao mundo, pois “Nada há de secreto que não venha a ser revelado, nem oculto que não venha a se tornar conhecido.” (Mt 10, 26).

A você que fez essa profunda experiência, lhe convido a, junto comigo, anunciar, testemunhar ao mundo nossa amizade com Jesus, fazê-lo Amigo íntimo de tantos outros corações que ainda O têm como oculto, distante. Expressemos com palavras, orações, músicas, tudo o que vivemos e sentimos, pois Cristo mesmo nos exorta: “o que vos digo ao pé do ouvido, proclamai-o do alto dos telhados”. (Mt 10, 27).

Vamos gritar ao mundo que Jesus é nosso Amigo mais íntimo, mais querido, mais amado. Façamos do Coração de Jesus um caminho aberto a todos, afinal, quem é o seu Amigo Secreto?

[1] São Josemaria Escrivá, Caminho, n. 422.

Vanessa Ozelin de Oliveira
Consagrada da Comunidade Católica Pantokrator

Deixe uma resposta

Por favor, insira seu comentário!
Por favor, insira seu nome aqui.