Como ser uma pessoa menos egoísta?

0
egoísta

Escute aqui a transcrição dessa matéria

Você se acha uma pessoa egoísta ou conhece alguém egoísta? Egoísmo é a atitude da pessoa colocar seus interesses, opiniões, desejos e necessidades acima das demais pessoas com quem se relaciona, sem levar em consideração o próximo. É fazer apenas o que lhe interessa ou lhe traz algum proveito.

Não existe uma pessoa que seja totalmente egoísta e nem uma que não seja. Em maior ou menor grau, todos temos essa tendência. O que irá diferenciar os mais egoístas dos menos egoístas é a maturidade humana. Quanto mais maduros, mais estamos dispostos a sair de nós mesmos para sermos dom para o outro. Nisso consiste a luta contra o egoísmo: dar de nós sem esperar receber em troca.

Essa maturidade de se gastar envolve muitas lutas. Uma delas é contra a preguiça. Não é fácil sair de nós mesmos. Devido ao pecado original, temos muitas más tendências e temos que saber lutar contra elas.

Sabe aquele mal que fazemos, mesmo querendo fazer o bem: “visto que não faço o bem, que quero, e faço o mal, que não quero. (Rm 7, 19)? São Paulo nos ensina que temos que lutar contra nossa carne, pois estamos sujeitos pela inteligência à lei de Deus e, pela carne, à lei do pecado. (Rm 8, 25).

Deus habita em nossa inteligência e é por ela que devemos alcançá-lo. Quando queremos dar de nós mesmos, tudo fica difícil e pesado, e acabamos falhando. No entanto, quando nos abastecemos de Deus por todos os meios que a Santa Mãe Igreja nos ensina: confissão, eucaristia, adoração, oração do terço e demais orações, então nos abastecemos de Deus e podemos dar Dele.

Como podemos nos doar?

O Espírito Santo é muito criativo e, à medida que nos aproximamos de Deus, Ele irá nos mostrar como podemos amar com atitudes ao próximo. Quanto mais íntimos e apaixonados por Deus, menos egoístas seremos, pois estaremos dispostos a dar provas do nosso amor a Deus, amando o próximo.

Santa Teresinha do Menino Jesus nos ensina que até pegando um alfinete no chão, se o fizermos por amor a Deus, podemos salvar muitas almas, levando-as para Deus. Sim, queridos! É um mistério de amor. Se com essa simples atitude voltada para Deus, podemos recapitular o mundo, fazendo com que ele se pareça segundo o sonho do Pai para criação, imaginem então servindo ao próximo com amor, com coragem, com intenção de dar nosso melhor!

Com simples gestos podemos nos doar: fazer nosso trabalho com disposição e presteza, sorrir, prestar pequenas ajudas, orar pelas pessoas, aprender a realizar de maneira mais eficiente nosso trabalho, seja ele qual for, dar esmolas, procurar estar sempre vestido dignamente e de maneira asseada para sermos um presente para o outro.

Ser egoísta nos priva da felicidade

Buscar a felicidade do outro é um grande segredo para sermos felizes; quanto mais nos esquecemos de nós em prol do outro e do bem, mais teremos sentido em nossa vida. Quanto mais vivermos os valores do Evangelho em nossa vida, mais Deus habitará em nós e nos salvará de nós mesmos. É o próprio Cristo que nos ensina: “Quem quiser, pois, salvar a sua vida perdê-la-á; mas quem perder a sua vida por minha causa e pelo Evangelho salvá-la-á.” Mc 8, 35.

Peçamos a graça do Espírito Santo para viver essa verdade de fé, para entendê-la e desejá-la. Peçamos a graça da fortaleza para nos manter no caminho e termos coragem de dar nossa vida a Deus, pois Deus não tira nada, mas nos dá tudo!

Fiquem com Deus! Um grande abraço!

Thais Casarini
Postulante da Comunidade Católica Pantokrator

Deixe uma resposta

Por favor, insira seu comentário!
Por favor, insira seu nome aqui.

doze + treze =