Home Artigos Pantokrator Você é livre?

Você é livre?

-

Você é livre em Deus? “A liberdade é no homem, uma força de crescimento e amadurecimento na verdade e na bondade” (Catecismo da Igreja Católica, 1731). A liberdade também está ligada à intimidade. Quanto mais eu sou íntimo de uma pessoa, mais sou livre nesse relacionamento. Com Deus não é diferente: quanto mais alimento a vida de oração e a intimidade com Ele, mais sou livre para aderir a Seus planos e trilhar o caminho da santidade.

Santo Agostinho vai dizer: “Que eu Te conheça, ó conhecedor meu! Que eu também Te conheça como sou conhecido! Tu, ó força de minha alma, entra dentro dela, ajusta-a a Ti, para a teres e possuíres sem mancha nem ruga”.

Essa liberdade passa pela experiência daquele que encontrou a pérola preciosa e, com alegria, vendeu tudo para comprá-la. Ser livre é descobrir o bem mais precioso que é Deus e por Ele ser capaz de dar tudo.

“A liberdade alcança sua perfeição quando está ordenada para Deus, nossa bem-aventurança. Enquanto não tiver fixado definitivamente em seu bem último, que é Deus, a liberdade comporta a possibilidade de escolher entre o bem e o mal, portanto, de crescer em perfeição ou de definhar e pecar” (Catecismo, 1731).

Tobit foi livre em Deus

As Sagradas Escrituras revelam histórias de homens e mulheres que cresceram nessa liberdade. É o exemplo de Tobit. A Palavra de Deus diz que ele tinha uma vida exemplar. A sua história é contada no livro de Tobias; são 14 capítulos de tirar o fôlego. Acompanhando a narrativa, vamos contemplando: o temor de Deus, a oferta de vida, a fidelidade em meio às tribulações, o poder da oração e a intervenção divina. E falando assim, ainda é muito pouco, diante de tudo que ele viveu e também diante de tudo o que Deus fez.

Desde jovem, enquanto os outros iam adorar os bezerros de ouro, Tobit fugia para o Templo para adorar ao Senhor, oferecendo fielmente o seu dízimo. Sua liberdade tinha um destino certo, o Deus de Israel. Pare um pouco para pensar: quais são os bezerros de ouro do tempo moderno? O que tem roubado o seu tempo e sua intimidade com Deus?

A falta de intimidade nos leva a criar uma imagem distorcida de Deus. Um Deus distante, carrasco, que apenas quer nos cercear. Essa ilusão, primeiramente, causa um travamento. Confiamos a nossa vida a Deus, mas com reservas. E aos poucos, vamos ficando distante do porto seguro.

A medida do amor

A fidelidade de Tobit foi se traduzindo em generosidade: “Alimentava os famintos, vestia os nus e, com uma solicitude toda particular, sepultava os defuntos” (Tb 1,20). Mesmo com o perigo de perder a própria vida não deixava de levar dignidade aos que sofriam. Quantas vezes, ele interrompia a refeição e saía para enterrar os corpos!

Diariamente, somos cutucados por Deus, seja no afazer doméstico, seja no escritório, ou mesmo no relacionamento com o próximo! Deus nos convida a ir além daquilo que nós já fazemos, a quebrar os nossos esquemas e abraçar o esquema d’Ele, como diz Santo Agostinho: “A medida do amor é amar sem medidas”.

A liberdade na provação

E a história de Tobit toma um novo rumo, ele é provado e fica cego. Parentes e amigos começam a escarnecer dele, não escapa nem das palavras da própria mulher. Mas em nenhum momento ele se rebelou contra Deus. “Como havia sempre temido a Deus, desde a sua infância e guardado seus mandamentos, ele não se afligiu (nem murmurou) contra Deus por ter sido atingido pela cegueira. Mas perseverou firme no temor de Deus e continuou a dar-lhe graças em todos os dias de sua vida” (Tb 2,13-14).

Que testemunho! Como ele era livre! Vemos dois pontos importantes ligados à liberdade: a confiança e a perseverança. Parece que, diante das tribulações, dificuldades, desafios… a nossa confiança vai enfraquecendo; queremos desistir de tudo, esquecemos que temos um Deus que é por nós!

Não podemos escutar a voz da tentação. E nesse ponto, não tenho dúvidas, o que detona a nossa confiança é a murmuração: proclamamos a desgraça para nós mesmos. Já, o que nos faz permanecer de pé é o louvor.

Santo Agostinho novamente nos ensina: “Quereis cantar louvores a Deus? Sede vós mesmos o canto que ides cantar. Vós sereis o seu maior louvor, se viverdes santamente”. Precisamos clamar o Espírito Santo, para que Ele faça crescer em nós as virtudes e nos dê a força necessária para permanecermos firmes, custe o que custar.

A importância da oração

No auge do sofrimento, Tobit colocou-se em oração e fez uma prece, daquelas que saem do mais profundo da alma. Louvou a Deus e reconheceu a sua indignidade, entregando a própria vida ao Senhor. Em lugar distante dali, sua futura nora, Sara, também orava a Deus para que a libertasse de um demônio que matava os seus pretendentes: “Mas todo aquele que vos honra tem a certeza de que sua vida, se for provada, será coroada; que depois da tribulação haverá a libertação e que, se houver castigo, haverá também acesso à vossa misericórdia. Porque vós não vos comprazeis em nossa perda: após a tempestade, mandais a bonança; depois das lágrimas e dos gemidos, derramais a alegria. Ó Deus de Israel, que o vosso nome seja eternamente bendito!”. Essas duas orações foram ouvidas ao mesmo tempo, diante da glória do Deus Altíssimo; e um santo anjo do Senhor, Rafael, foi enviado para curar Tobit e Sara, cujas preces tinham sido simultaneamente dirigidas ao Senhor”(Tb 3,21-24).

Como é maravilhosa essa oração! Deus quer o nosso bem sempre! E vemos que Ele tinha planos muito melhores para Tobit e Sara: um anjo foi enviado para curar Sara e ela se tornou esposa de Tobias, filho de Tobit, e a este Deus restitui a visão.

Ser livre em Deus é saber que Ele nos deseja e nos conduz pelo caminho. Nada nos falta.

Andressa Aparecida da Silva
Consagrada da Comunidade Católica Pantokrator

Artigo anteriorComo você quer ser lembrado?
Próximo artigoCarnateen

Deixe uma resposta

Por favor, insira seu comentário!
Por favor, insira seu nome aqui.

EDIFICANDO A FÉ NOS CORAÇÕES

Ao tornar-se um Construtor da Fé você participa da Obra de Pantokrator e constrói a fé no coração de milhares de pessoas mensalmente atingidas pela nossa Obra. E ainda colabora na estrutura missionária e na formação dos sacerdotes da Comunidade Pantokrator.

Ao tornar-se um Construtor da Fé você participa da Obra de Pantokrator e constrói a fé no coração de milhares de pessoas mensalmente atingidas pela nossa Obra. E ainda colabora na estrutura missionária e na formação dos sacerdotes da Comunidade Pantokrator.

×