Como ter uma boa vida de oração?

0
vida de oração

Nossa alma tem sede de Deus, de se relacionar com Ele. Todos os nossos sentidos clamam por Deus e por Sua graça. Ele nos deu a razão/inteligência para que possamos buscar e encontrar a verdade sobre quem somos e a Verdade revelada por Deus. Logo, só podemos encontrar a paz e nos centrar em Deus se de fato nos relacionamos com Ele, ou seja, se cultivamos e amadurecemos na vida de oração.

O que é vida de oração?

A vida de oração nada mais é do que um ENCONTRO: encontro de uma alma sedenta com uma fonte inesgotável de amor que é Deus, o qual é o único que tem o poder de saciá-la. É um relacionamento íntimo com Deus.

Somos criaturas de Deus com a capacidade de transcendência. Somos necessitados desse relacionamento íntimo e único com Deus. Se não nos alimentamos de Deus, nossa alma míngua, passa fome.

A vida de oração é um relacionamento filial entre O Pai e o filho baseado na confiança, no abandono, na esperança e no amar e se deixar ser amado.

Nós, sem vida de oração, somos seres incompletos, inacabados. Deus, através da vida de oração, consegue derramar graças na nossa vida, operar milagres e transformar nossa vida de tal maneira que ela passa a ser oração.

Aquele que ora consegue ver Deus em tudo e em todas as situações, consegue sentir constantemente Sua presença e ouvir a Sua voz.

Quando São Paulo disse: “Não sou mais eu que vivo: é Cristo que vive em mim” percebemos que esse é um dos grandes frutos de uma vida de oração diária e eficaz.

Passamos a ter uma intimidade tal com Cristo que somos capacitados a deixar que Ele reine absolutamente em nosso coração, ações, pensamentos e vida.

O que é preciso para ter uma vida de oração fecunda?

Para termos uma vida de oração diária e fecunda podemos citar os seguintes pontos:

  •  amar a Deus
  •  deixar-se ser amado por Deus
  •  abertura de coração
  •  determinação determinada em estar com Deus
  •  perseverança
  •  vigilância
  •  ascese

Embora todos nós tenhamos sede pela verdade e sede de Deus, é necessário o nosso esforço e até mesmo sacrifício para cultivamos e crescermos na vida de oração.

Quando passamos a enxergar que a oração é um encontro de amor entre duas pessoas que se amam, passamos a vivenciar que vida de oração é um ato de amor onde eu busco estar com meu amado para poder amá-lo e deixar-me ser amado por ele. Quem ama precisa demonstrar o seu amor: dar e receber amor. Não há momento melhor para amar a Deus e deixar que Ele nos ame do que no momento da oração. Orar é amar a Deus.

Quanto mais meu coração estiver aberto para Deus, mais serei inundada e alimentada nessa troca de amor. É preciso buscar ter abertura de coração e disposição para crescer na vida de oração. Amadurecer no relacionamento com Deus exige determinação. “Determinação determinada” para sermos perseverantes na oração diária e fiéis diante de uma vida tão agitada, atribulada e exigente.

Qual a qualidade da sua vida de oração?

Escolher um horário e local que favoreçam o momento de oração é importante. Combater a preguiça e tentações que surgem com o intuito de nos desanimar e não adquirir constância no exercício da oração é fundamental, assim como estar atento a tudo ao nosso redor que possa impedir o silenciar do coração e mente e evitar as situações de distrações.

Particularmente, sempre gosto de iniciar meu momento de intimidade com Deus com louvor e música, para que tanto minha mente quanto meu coração possam ir se silenciando e entrando em sintonia com Deus através do Espírito Santo que habita no meu ser.

Por último, ter ascese, ou seja, praticar. A oração precisa ser diária. Um dia sem oração é um dia de fome para a alma.

Os santos nos ensinam muito sobre a vida de oração. Todos tiveram abertura de coração para acolher a Presença e Palavra de Deus em suas vidas. É possível imaginar um santo que não converse diariamente com Deus? Não, não é possível… peça a intercessão de seu santo de devoção para que ele interceda por sua perseverança na oração. Peça a poderosa intercessão de São José e Maria Santíssima, eles que são tão íntimos de Cristo, que estão em perpétua oração com Cristo. Clame e ore junto com o Espírito Santo!

A vida de oração fecunda transforma vidas e provê muitos milagres. O primeiro deles será transbordar seu coração de amor, paz e santidade.

Santa Teresinha do Menino Jesus, rogai por nós!

São José, valei-nos!

São João Paulo II, rogai por nós!

Marcia Maria Tognetti Correa
Consagrada da Comunidade Católica Pantokrator

Deixe uma resposta

Por favor, insira seu comentário!
Por favor, insira seu nome aqui.