É preciso ser dócil ao Espírito Santo

0
Espirito Santos

Caro leitor, O Espírito Santo Paráclito deseja entrar na sua vida hoje, se fazer presente e te ensinar que a vida sem Ele não tem o menor sentido. Ele quer fazer morada no seu coração e te ajudar a viver nessa jornada chamada vida.

Recebemos o Espírito Santo no nosso batismo, mas com o passar dos anos esquecemos que por graça Deus nos concedeu essa riqueza. Trilhamos a nossa caminhada, nos tornamos donos de nós mesmos e independente de Deus.

Nos desesperamos, nos sentimos abandonados, nos tornamos pessoas ansiosas, compulsivas. Ainda, queremos tudo para ontem, porque não sabemos mais esperar. A nossa alma grita por um pouco de paz, ao mesmo tempo que não entendemos e não sabemos o que está errado. Não percebemos que a solução está bem a nossa frente e que só nos basta aceitarmos e rogarmos por ela.

Você já agiu por impulso e depois percebeu que fez uma escolha errada? Quem nunca fez isso não é?! Nestes momentos, quando agimos desta maneira, notamos o quanto somos falhos em viver sem pedir ajuda e sem pedir a intervenção de Deus.

Despojai-vos do Homem velho e revesti-vos do homem novo.

Caro Leitor, em (Efesios 4)– Jesus vai nos exortar que precisamos sair da pessoa velha e nos revestirmos de uma pessoa nova. O que isso quer dizer? É que através da graça do Espirito que ele nos concedeu que vamos deixar para trás velhos costumes, velhas escolhas e até atitudes que não contribuem para a pessoa que Ele quer nos tornar.

Toda mudança é um processo que para se concluir demora um tempo. Mas, para isso é necessário se deixar conhecer por Ele e se deixar ser amigo Dele. Como? Rezando.
Só através da oração diária que conseguimos dar passos. Assim, Deus irá te ensinar como agir, quando esperar ou quando tomar uma atitude.

No decorrer do nosso dia, podemos voltar o nosso olhar para Ele e rogarmos a sua intervenção, pedir a sua ajuda nas pequenas coisas. Se nós tivéssemos noção da graça que Deus deposita sobre nós para vivermos esses momentos com Ele, não nos humilharíamos por qualquer migalha de atenção nem ficaríamos fechados em nós mesmos.

Quando nós deixamos Deus se aproximar, começamos a entender quem realmente somos: Nossas escolhas, fraquezas, más tendências, aquilo que gostamos ou não e através de um olhar diferente sobre nós mesmos, passamos a prestar mais atenção nas atitudes para com os outros e entendermos o lugar que nos cabe.

Para isso, você terá que se empenhar em ser dócil ao escutá-lo. Não desista, pois a recompensa é grande e você é filho do Rei!

Não tenha medo!

“Mas descerá sobre vós o Espirito Santo, que vos dará força e sereis minhas testemunhas’’(Atos 1,8)

Sem a força que vem Dele, nada podemos fazer. Tudo o que começamos sem Ele dará em certo momento errado e nos frustraremos. Quando somos dóceis ao movimento de Deus, por mais que nos doa, sabemos que estamos no caminho correto o qual Ele escolheu para cada um de nós.

Por anos da minha vida, passei fechada em mim mesma, com medo de tomar atitudes, pois me preocupava com o que as pessoas iriam achar. Me tornei dona da minha própria vida e independente de Deus, pois achava que todo esse movimento era besteira e que eu não seria feliz se dependesse da vontade Dele.

Sei o quanto eu estava errada, mas louvado seja Deus por isso, pois quando me deparei com a misericórdia Dele sobre mim, tive a graça de conhecê-lo, de trazê-lo para perto e fazer com que Ele faça parte de cada movimento da minha vida hoje. Eu era presa em mim mesma, e achava que era livre.

Ralei, me machuquei, magoei pessoas, cansei e me permiti ser encontrada. Eu O procurava nos lugares errados, nas vozes erradas, tentando achá-lo eu me perdia. Não entendia que Ele estava dentro de mim e que só bastava buscá-lo.

Como dizia Santo Agostinho; “Eis que habitavas dentro de mim e eu te procurava fora!” (confissões)

 Sendo conduzidos pela voz do Espirito Santo!

Santo Agostinho era um homem conduzido por suas paixões, mas quando ele se permite ser encontrado por Deus, sua vida muda, e ele passa então a ser conduzido pela voz do Espírito e assim viver o processo de Santidade.

Caro leitor, não foi fácil para ele mudar de vida e fazer as renúncias que Deus o pedira, mas ele não desistiu, pois entendeu que aquilo, ou seja, quem ele sempre procurava nos lugares errados, e nas escolhas erradas, tinha chegado, e ele não queria perder essa presença por nada. Mesmo nas suas limitações ele conseguiu ser dócil.

Deus deseja que você também seja dócil e paciente para consigo e para os caminhos que terá que trilhar. Sim, serão necessárias algumas renúncias, mas não caia na tentação de fugir da cruz. Lembre-se que Deus não disse que seria fácil, mas nos pediu para pegarmos nossa cruz e o seguir

Ele sonha com você, com a amizade entre vocês, quer te fazer feliz e livre. Não fique aí parado, vá ao encontro desse Deus que tanto te Ama e te espera.
Clame-o, conte suas tristezas, suas alegrias, peça ajuda, peça para que Ele ilumine seus passos, suas escolhas e que te ensine a confiar Nele e nos planos que Ele sonha para você.

Mesmo quando as tempestades chegarem e o desânimo bater não se esqueça que Ele está no barco junto com você e não irá te deixar sozinho. Ele silencia todos os temores, todos os demônios. Ele te escolheu e deu a vida por Ti.  Não tem porque desistir.

Te desejo uma santa e abençoada abertura o Espírito Santo.  Que o bom Deus o conduza.

 

Carla Gaspar
Postulante da Comunidade Católica Pantokrator

Deixe uma resposta

Por favor, insira seu comentário!
Por favor, insira seu nome aqui.