Para você, só Deus basta?

basta

Para você, só Deus basta? Para mim, sinto-me sendo “descascada” por Deus. Como se Ele estivesse me expondo, não aos outros e tão pouco para me fazer mal, Ele me expõe a mim mesma. Percebo o quanto, no fundo do meu coração, ainda não entendi a frase de Santa Tereza: “Nada te perturbe, Nada te espante, Tudo passa, Deus não muda, a paciência tudo alcança; Quem a Deus tem, Nada lhe falta: Só Deus basta.” Porque ainda me pego aflita, desconfiada, resistente a aceitar os planos de Deus. Sei que não sou a única! Com certeza essa é a humilhante confissão que faço junto aos que me leem.

Aceitar, acolher e realizar os planos de Deus em nossas vidas, muitas vezes se torna difícil e doloroso. Normalmente, os planos Dele se chocam com os nossos. Percebemos, então, que a renúncia dos nossos amores é inevitável. E como crianças nos pomos a chorar e reclamar como se, com a nossa birra, Deus pudesse mudar de ideia. Mas, se soubéssemos o quanto Ele nos ama e como sonha o melhor para nós, não perderíamos, nem por um minuto, a oportunidade de nos juntarmos a Ele e realizar Seus sonhos em nós.

Esses dias, eu conversava com uma amiga que, quando não assumimos os Sonhos e planos de Deus em nossas vidas, é como se vivêssemos a vida de outra pessoa. Podemos estar dentro da igreja, ser consagrados, padres, missionários, entretanto, se não encarnamos a vontade de Deus em nossa vida, estamos apenas encenando e não buscando a santidade. Enquanto você não tornar real, em atos concretos a vontade Deus em sua vida, mesmo que doa, está apenas vivendo um teatro. Que o Senhor tenha misericórdia de minha alma, afinal, quantas vezes eu me submeti a essa encenação, a essa quimera simplesmente para evitar qualquer esforço de minha parte.

Só Deus basta? Ou você ainda vê Deus como um carrasco que lhe tira as coisas? Se só Ele basta, porque tanta dor ao ter que largar sonhos e vontades que talvez nem sejam o caminho para o céu? De fato, existe um longo caminho de conversão até que possamos dizer junto com santa Tereza: só Deus basta!

Que em nosso coração seja latente esse desejo de, mais que depressa, nos desprendermos das coisas terrenas e nos conformarmos à vontade Divina.

O que me basta?

Convido você, caro leitor, a se imaginar na situação mais miserável que conseguir: sem casa, comida, família, amigos, emprego, lazer, higiene… Deus realmente lhe bastaria? Todavia, se pensarmos que Jesus se fez pobre, deu-Se em sacrifício, expôs-Se ferido em uma cruz, foi humilhado e crucificado, fez jorrar de Seu peito sangue e água em redenção aos nossos pecados. Todos olhavam para Ele e viravam o rosto, pois Sua fisionomia não era mais de um homem. E você, viraria o rosto? Já não viramos quando somos chamados a sofrermos nossas dores com Ele? A entregar todos os nossos pecados ao pé da cruz e não o fazemos? O quanto ainda precisamos crescer para entender que tudo é Dele e nada é nosso! Nem mesmo nossa oferta de vida é nossa, pois é Ele quem nos capacita.

“Convença, Senhor, nossas almas de que só Você nos basta, porque Você é o TUDO, Você é o único que pode saciar nosso coração! As coisas não se bastam, eu não me basto, meus sonhos não se bastam, nem minhas vontades e desejos, de tão frágeis, passam logo e, portanto, não se bastam; mas Você, Senhor, Você, sim, Se basta; e apesar de tudo isso, busca-nos, Se derrama sobre nós, porque mesmo Lhe traindo todos os dias, o Senhor nos ama e nos espera e permanece sempre Fiel às Suas promessas.”

Que a única perturbação de meu coração seja o temor de não responder ao amor que o Senhor tem por mim!

Juntos irmão, assumamos a postura daqueles que querem ser “descascados” por Deus, que querem unir-se ao Seu sofrimento na cruz, que querem ser expostos como Ele foi e descobrir que podemos, sim, passar por qualquer coisa… pois só Deus basta!

Juntos até o céu.

Tayná Barbosa
Postulante da Comunidade Católica Pantokrator

Tags:

  ●    ●    ●    ●  

Compartilhe:

3 respostas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Faça a sua doação e ajude a manter a nossa comunidade ativa e próspera

Conteúdos Relacionados

Ao continuar a navegar ou clicar em "Aceitar todos os cookies", você concorda com o armazenamento de cookies próprios e de terceiros em seu dispositivo para aprimorar a navegação no site, analisar o uso do site e auxiliar em nossos esforços de marketing.
Políticas de Cookies
Configurações de Cookies
Aceitar todos Cookies
Ao continuar a navegar ou clicar em "Aceitar todos os cookies", você concorda com o armazenamento de cookies próprios e de terceiros em seu dispositivo para aprimorar a navegação no site, analisar o uso do site e auxiliar em nossos esforços de marketing.
Políticas de Cookies
Configurações de Cookies
Aceitar todos Cookies