Qual é a voz mais forte que ecoa em sua vida?

0
voz

Caríssimo leitor, em meio a tantos “ruídos” e confusões deste mundo, você tem conseguido identificar a Voz de Deus? Mesmo no SILÊNCIO desta escrita, Ele GRITA para que você pense neste assunto tão importante para a sua Salvação!

Um pouco do funcionamento da fala e da escuta

Para esta reflexão, considerei indispensável recorrer à fisiologia da fala e da escuta, mesmo que de maneira tão simplificada. O nosso físico ajuda a compreender o que acontece em nosso interior (alma e espírito).

Segundo conteúdo publicado pela Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia: “A voz humana é produzida na laringe, um tubo que fica no pescoço. Dentro desse tubo, temos duas dobras de músculos e mucosa, chamadas popularmente de “cordas vocais” (o nome correto é pregas vocais). Para produzir a voz, essas pregas VIBRAM com a passagem do ar dos pulmões, que é o combustível para o som. Esse som é transformado em fala pelos movimentos de várias estruturas, como língua, boca e lábios. Quem comanda toda essa operação é o CÉREBRO, enviando impulsos de acordo com o que queremos falar e de que forma (fraco ou forte, fino ou grosso) …” (1)

Sobre a escuta, uma informação importante é que há um motivo para a natureza humana portar DOIS OUVIDOS: isto nos ajuda a identificar a DISTÂNCIA e a DIREÇÃO do som que captamos, facilitando IDENTIFICAR a FONTE.

Em nosso sistema auditivo, temos a RECEPÇÃO e condução do som que VIBRA a membrana do tímpano e os minúsculos ossos do ouvido. Ele é convertido em sinais elétricos e são encaminhados para o CÉREBRO que DECODIFICA a informação. (2)

A fonte e o receptor da voz

Grosso modo, existe uma INTELIGÊNCIA que tem a iniciativa de VIBRAR e alcançar outra INTELIGÊNCIA que capta esse movimento e o INTERPRETA. Sabemos que pode haver “falhas” nesta comunicação, seja pela DISTÂNCIA da fonte geradora seja por alguma DISTORÇÃO no momento da interpretação, entre outros fatores.

Voltando ao lado espiritual da reflexão, sabemos que, enquanto Cristo não realizar sua segunda Vinda (Gloriosa) ao mundo, estamos submetidos a essa confusão que o inimigo de Deus provoca. Ele quer nos fazer perder o rumo da Salvação e para isso se utiliza de diversos artifícios (muito inteligentes, por sinal). E é capaz de imitar a Voz de Deus. Mas, só “caímos nessa armadilha” quando estamos “distraídos” ou na ignorância.

É como disse Jesus: “O ladrão não vem senão para furtar, matar e destruir. Eu vim para que as ovelhas tenham vida e para que a tenham em abundância”. (Jo 10,10)

Vemos, portanto, caro leitor, que as “vozes” que ouvimos – tanto concretamente quanto em nosso interior – são movidas por INTENÇÕES (boas ou ruins). E, na tentativa de se cumprir tais intenções, as “FONTES emissoras” dessas vozes, recorrem aos “artifícios” mais adequados para demonstrar o que pretendem, por exemplo: utilizando entonação de carinho ou exortação. No caso do Bom Pastor (Ele é a Personificação da Verdade, Deus age sempre na sinceridade – seja para acolher ou exortar). No caso do ladrão, sua tática é a da confusão, ensurdecendo-nos para a Voz da Verdade, utilizando-se de nossas tendências e das situações que nos encontramos inseridos. Utiliza-se também da voz de outras pessoas ou de conteúdos escritos, de demonstrações dos mais diversos sentimentos subentendidos…

Como esta reflexão pode contribuir para nossa salvação?

A primeira contribuição é resgatar-nos da ignorância ou do esquecimento de que há uma luta espiritual em torno de nossa Salvação. A partir daí, ficamos mais atentos para identificar a DIREÇÃO das FONTES que nos alcançam.

Será que temos nos fixado nas “vozes” do medo e da insegurança? Ou estamos perdidos entre os “urros” das ilusórias prioridades de vida? E como nos encontramos diante dos “ecos” das más tendências que parecem nos dominar?

Assim como João, o Discípulo amado, recline-se no Peito do Mestre. Ouça o que diz Seu Sagrado Coração. Deixe que Seus ensinamentos vibrem forte “sacudindo” todo o seu ser!

Cultivar a Intimidade com Deus nos faz próximos da Verdadeira “Fonte”. Assim ela soa mais alto em nossos “ouvidos” e predomina sobre os “sussurros” de confusão.

A suave Voz de Deus é sempre um “Chamado”! Uma Vocação para a vida e para o Amor. Quando deixamos que o amor permeie nossas escolhas, gestos, ações e reações, temos a alegria de nos “esbaldar” na “pastagem” da alegria e paz que o mundo não conhece.

Saiba identificar e “dê ouvidos” à Voz que tem o poder de cessar tempestades, de curar pessoas, ressuscitar, exorcizar, perdoar pecados e que “simplesmente” deu origem ao Universo!

 

Luiza Torres
Discípula da Comunidade Católica Pantokrator

Fontes:

(1) http://www.sbfa.org.br/portal/pdf/faq_voz.pdf

(2) https://www.eauriz.com.br/como-funciona-a-nossa-audicao/

Deixe uma resposta

Por favor, insira seu comentário!
Por favor, insira seu nome aqui.