Se alguém perguntasse se você é feliz, qual seria sua resposta? E se fossem mais além e perguntassem qual é a razão da sua alegria, o que você responderia? Dinheiro, posição social, cargo vitalício, beleza física?
Queridos, não nos enganemos com aquilo que é fugaz!
Dinheiro? Hoje você tem, amanhã talvez não tenha… Status? Talvez em um futuro próximo você não tenha mais essa posição… E o trabalho? Você realmente tem garantias de que sempre fará parte do quadro de funcionários dessa empresa? Lembre-se, você é funcionário… A beleza, a juventude, a aparência física que possui hoje, também será transformada pelo tempo. Em resumo, tudo passa, como diz o Eclesiastes: “Tudo é vaidade e vento que passa”. (Ecl 1,14).
Faça sempre o seu melhor no trabalho, use seu dinheiro com prudência, louve a Deus por sua beleza física, mas não se apegue a tudo isso, porque são “ilusão e vento que passa.” Ao contrário: ajude um necessitado, fale de Deus em seu convívio social, use seu trabalho para honrar e agradecer ao Pai, pelo serviço que você presta, use sua beleza para expressar ao mundo a beleza do Deus apaixonado pelo homem.
Uma alegria autêntica, não aquela das redes sociais
Precisamos descobrir dentro de nós, e não fora, a alegria autêntica, aquela que não passa, aquela que é um estado da alma!
No Facebook todo mundo é feliz e alegre, ninguém tem problemas, está sempre tudo muito bem, obrigada! Já reparou isso?
Dificilmente alguém expõe suas dores, suas fragilidades ou misérias. Não é dessa alegria superficial que eu falo, mas da alegria permanente, um estado da alma.
O dicionário diz que a definição de alegria é “Estado de viva satisfação, de vivo contentamento”.
Então significa que estaremos bem todos os dias, que seremos só sorrisos do início ao fim da vida? Certamente não, porque os problemas e sofrimentos são inerentes à vida do homem, o grande diferencial está em como reagir frente aos desafios da vida.
Acompanhe o relato bíblico:
“Depois de lhes terem feitos muitas chagas, meteram-nos na prisão, mandando ao carcereiro que os guardassem com segurança. Este, conforme a ordem recebida, meteu-os na prisão inferior e prendeu-lhes os pés ao cepo.
Pela meia noite, Paulo e Silas rezavam e cantavam um hino a Deus, e os outros prisioneiros os escutavam” (Atos 16, 23-25)
Aquele que se sabe amado de maneira incondicional, que conheceu a salvação, que se sabe peregrino nesta terra, que tem a marca da vitória, esse transmite uma alegria autêntica, pura, sincera, que brota do interior, da alma.
Esse estado de vida ninguém nos rouba, ninguém nos tira, é nossa por direito.
Lucas, o Evangelho da alegria
O evangelista Lucas nos revela que caminhar com Cristo deve ser razão de alegria, não de temor ou obrigação.
Desde o início do Evangelho fala-se da alegria, começando pela Santíssima Virgem: “Alegra-te, cheia de graça!” (Lc 1,28).
Jesus irradia alegria desde o ventre materno: “A criança saltou de alegria no meu ventre” (Lc 1,44).
“Não tenham medo! Eu anuncio para vocês a Boa Notícia, que será uma grande alegria, para todo o povo” (Lc 2,10).
Fala-se também da alegria que Deus sente quando um pecador se converte. (Lc 15,7.10).
Diante do Cristo que nos apresenta a Boa Nova da Salvação, como pode um cristão ser triste?
E viveram felizes para sempre
As estórias infantis costumam terminar assim. Mas quando é sempre? Sempre é sempre! Sempre foi ontem, é hoje e também será amanhã.
Só existe uma única Pessoa capaz de lhe fazer feliz para sempre: o Deus Todo Poderoso, Senhor de todas as coisas!
Na vontade de Deus se esconde a nossa verdadeira alegria, que contagia e transborda.
Não há outra alegria, não há outro caminho; se você deseja ser feliz plenamente, corra para os braços abertos do Pai, Aquele que sonhou, criou e ama você com amor incondicional.
E que você e eu possamos abraçar essa graça: “E viveram felizes para sempre no céu, durante toda a eternidade!” Amém.
Lizandra Romansini
Consagrada da Comunidade Católica Pantokrator
[…] alegria é uma virtude marcante na vida dos que se abandonam nas mãos de Deus! Por isso, ao nos preparar a […]
[…] O primeiro dia do Papa Francisco na Jornada Mundial da Juventude se concluiu com o grande encontro com os jovens, no Campo Santa Maria la Antigua, situado na Faixa Costeira da Cidade do Panamá. Francisco foi recebido calorosamente por milhares de jovens numa festa de cores e alegria. […]
[…] foi uma mulher cheia de coragem, disposição, alegria e de uma juventude espiritual que vivificava a todos que estavam a seu […]
[…] é coerente e missão de cada discípulos de Cristo, buscar a recapitulação do carnaval com alegria e liberdade do […]
[…] de encontro com a necessidade que temos de nos sentirmos queridos, amados, protegidos, apoiados. A alegria de abraçar nos preenche, pois não é uma alegria egoísta de quem só quer reter um bem para si. […]
[…] foi autêntico? Ou será apenas fruto de uma rotina diária que todos nós possuímos? A verdadeira alegria de Cristo nos faz sorrir nos momentos ruins e nos momentos bons da vida. Sorrir quando a vida não […]
[…] mesmo com tantas circunstâncias contrárias, podemos viver uma vida alçada na alegria de Deus, na alegria que Deus nos traz a cada dia para conseguir superar os desafios de nossas […]